IMAGEM & COMUNICAÇÃO: O que são os ruídos de comunicação?

Compartilhe Esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que é Imagem Pessoal para você? Para mim, a imagem pessoal não se relaciona com andar na moda ou glamour, ela se conecta com autoconhecimento, é entender quem somos e usar os elementos visuais como ferramentas de comunicação.

Você já ouviu de alguém que parecia ser uma pessoa antipática, mas que quando ela te conheceu percebeu que isso não era real? Isso é o que chamamos de ruídos de comunicação.

Ruídos de comunicação é aquilo que atrapalhar a percepção correta sobre nós, dificultando uma comunicação clara. Esse ruído é percebido não só por quem nos vê, mas muitas vezes também por nós.

Muitas vezes temos clareza da existência do ruído, mas não conseguimos identificar o que causa o ruído. Ao olhar no espelho percebemos que há uma lacuna entre os nossos atributos genuínos e os atributos que demonstramos através da imagem.

Outra forma de perceber nossos ruídos, é através dos feedbacks que recebemos, eles na verdade falam sobre nós e o que estamos comunicando.

Os ruídos de comunicação serão negativos quando eles ofuscam todas as outras características que gostaríamos de comunicar. Ao contrário do que muitos podem pensar, ruídos não são falsos, eles fazem parte da personalidade.

Os ruídos são uma comunicação parcial da nossa personalidade, é verdadeiro e faz parte da nossa história.

Veja, pessoas com traços de sensibilidade é tida como frágil. Já a pessoa com traços joviais é tida como inexperiente ou imatura. Quando identificamos a origem do ruído, e identificamos quais características a pessoa deseja comunicar, desenvolvemos estratégias visuais para que os demais traços de personalidade andem juntos.

Trabalhar a imagem pessoal não é manipular o outro. Trabalhar a imagem pessoal é conduzir de forma clara, estratégica e verdadeira a sua auto percepção e a percepção do outro sobre quem é você em essência.

E você, já teve algum ruído de imagem que atrapalhou seu posicionamento profissional e pessoal?

Postagens relacionadas