Estilo & Comunicação: você tem clareza do que suas roupas falam sobre você?

Compartilhe Esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você tem clareza de como está se comunicando e como as pessoas estão te percebendo? Quais sentimentos você tem gerado ao se vestir?

Nossa imagem é a responsável por nos conectar ou afastar em um primeiro contato, a percepção causada pode te favorecer ou prejudicar. E, se, eu te contar que você pode controlar isso?

Somos pessoas multifacetadas. Cada dia acordamos com necessidades diferentes, que se relacionam com nosso emocional, com os papéis que vamos exercer naquele dia e algumas vezes com os objetivos que vamos conquistar, e para isso precisamos de RECURSOS VISUAIS para nos auxiliar nesse processo.

A roupa é ferramenta para comunicação, é a linguagem visual que comunicamos ao mundo. Dentro do universo do estilo temos códigos visuais que podem funcionar como pistas para comunicar uma mensagem, seja para nós mesmos (como queremos nos sentir naquele dia) ou para as outras pessoas.

Os universos visuais comunicam sensações e valores chave. Cada indivíduo vai, com seu referencial, determinar o que é belo e o que o faz sentir bem. Nossas escolhas são livres, podemos escolher usar o que queremos, mas nem sempre essas escolhas funcionarão para conquistar seus objetivos.

A estratégia de estilo é para esclarecer que vestimos o que é intrínseco a nós, que fala sobre quem somos, sua natureza, ele é a tradução da sua essência através das preferências estéticas.

Outro ponto fundamental para estabelecer uma comunicação não verbal assertiva, é a INTENÇÃO. Ela está ligada aos papéis que exercemos em sociedade, e para cada papel temos uma intenção/objetivo de imagem.

Pense: se você fosse andar em uma rua e não encontrasse ninguém, poderia vestir o que quiser. Mas, quando saímos para encontrar alguém que possui outros referenciais, se você não pensar nas mensagens que deseja comunicar, essa pessoa não irá compreender. O vestir com um objetivo claro auxilia a criar uma comunicação assertiva.

Por isso, para alcançar o que deseja precisamos nos auto expressar de forma LIVRE e INTENCIONAL. A nossa roupa, nossos acessórios são como uma armadura, tem o poder de te fortalecer, aumentar sua autoestima e criar uma percepção correta de quem é você.

Vamos descobrir o que cada estilo comunica?

Estilo Refinado

A palavra-chave desse estilo é sofisticação. A mulher do estilo refinado busca refletir através das roupas uma imagem refinada e elegante. Elas prezam por produtos de qualidade, frequentam ambientes refinados, que proporcionam uma experiência única. Suas roupas tem uma base clássica, mas com shapes modernos e atualizados, é uma mulher que usa muito das tendências, mas prezam sempre pela qualidade e caimento das peças.

Estilo Casual/Natural/Esportivo

A palavra-chave desse estilo é praticidade. A pessoa com o estilo natural/esportivo/casual transmite a mensagem de uma mulher descomplicada, tranquila, fácil de lidar. Ela preza sempre por conforto, por isso suas peças são em malha, fáceis de combinar, sem muita mistura de cor. Usam muito jeans, sapatos confortáveis, como tênis.

Estilo Tradicional

A palavra-chave desse estilo é formalidade. São mulheres que gostam de peças clássicas, discretas, com cortes retos e tradicionais. Suas roupas transmitem a mensagem de sobriedade, profissionalismo, seriedade, conservadorismo, estabilidade e autoridade.

No guarda-roupa clássico encontramos blazer com corte tradicional, saia lápis, cores sóbrias e atemporais.

Estilo romântico

A palavra-chave desse estilo é feminilidade. Esse estilo comunica a mensagem de sensibilidade, delicadeza, acessibilidade e fragilidade. O estilo romântico é caracterizado por peças leves, fluídas, com estampas delicadas como poá e floral, tecidos delicados, como a renda, a presença de babados, marcação da cintura, caracterizando a feminilidade dessa mulher.

Suas formas são arredondas e delicadas. As cores são suaves e claras. São peças extremamente elegantes.

Estilo Moderno/Dramático

A palavra-chave desse estilo é modernidade. A mulher do estilo dramático tem uma pegada urbana, moderna, com elementos de modernidade na sua essência.

As roupas desse estilo comunicam autoridade, formalidade, remete a ideia de uma mulher a frente do seu tempo.

Suas peças possuem cortes mais retos, amplos e assimétricos, usam cores contrastantes.

Fazem uso de sobreposições, acessórios diferenciados como a força do look.

Estilo Sensual

A palavra-chave desse estilo é autoconfiança. A mulher do estilo sexy é aquela mulher dona de si, decidida e bem resolvida. Ela atrai os olhares pela sua força e amor-próprio.

Suas peças desenham o corpo, sua estampa é o animal print, usam tecidos leves, transparência, lurex, couro, brilho, salto alto, sapatos com tiras nos pés, fendas e decotes estratégicos e bem dosados.

Estilo criativo

A palavra-chave desse estilo é inovação. São pessoas inovadoras, criativas, autênticas, alegres e espontâneas.

Suas produções misturam diversos estilos, cores, texturas, formas, tendências e elementos vintage.

Depois de ver todos esses estilos, você deve estar pensando: “como vou conseguir definir o meu estilo?”

Pois bem, pense em quem você é, quais são seus gostos, quais mensagens você deseja comunicar e também o que você não deseja comunicar. Feito isso escolha os elementos visuais que ajudarão você a se comunicar melhor!

Postagens relacionadas